domingo, 17 de maio de 2009

Outra foto de orquídea



Essa foi aqui em casa.

terça-feira, 12 de maio de 2009

qual é a função da orquídea?

Essa pergunta veio do orkut:

"Oi td bem ??Meu nome é Gabriel sou orquidófilo da cidade de Marília SP e gostaria de fazer uma pergunta !!!Alguém saberia me responder qual é a função da orquídea em uma mata ???Ou qual a importância dela no meio florestal ?Muito obrigado."

O autor recebeu diversas respostas, falando da utilidade como abrigo para pequenos animais, da utilidade para temperos como a baunilha, ou da utilidade até como alucinógeno. Dá minha parte, dei a resposta abaixo:

Para pensar: A pergunta errada...
Vou discordar... Na natureza, nada tem função, o que existe são sistemas em equilibrio (e retirar uma parte vai mudar esse equilibrio, talvez de forma prejudicial ao homem). Qual a função de uma orquídea é a pergunta errada.. é como perguntar "para que serve o por do so?l", ou "para que serve um recém nascido?".. Eles não tem "utilidade", simplesmente são! E é exatamente isso que tem de mais lindo e admirável. Qual a função da Sol? É para lá de arrogante da parte dos homens achar que o sol serve para dar energia e luz ao planeta terra...Função quem tem é computador, martelo, panela, carro e televisão... coisas que só existem para satisfazer o homem... orquídea existe, independente da existência dos homens... Os seres humanos que conseguem respeitar essa existência e admirar como crianças esse equilibrio são aqueles que também merecem o nome de seres humanos.. os outros, são pouco melhores que os computadores. Abs