quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quase esqueci...

Mais uma dica sobre a Coelogyne cristata: Essa planta ocupa grandes áreas, ela solta muitos brotos e cresce rápido, seja generoso no vaso.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Coelogyne cristata

Uma com flores a venda: no CEASA.





A minha, custando a florir. Trata-se de uma flor de florestas tropicais de monções, e portanto que precisa tanto de clima quente quanto frio. Típica de altitudes acima de 1300m, vai aceitavelmente em São Paulo. Após florir, você deve regar a planta abundantemente, simulando as monções, por um período de 4 meses. Então vá diminuindo as regas até praticamente acabar com elas no inverno. Nesse período a planta precisa de frio, e sol, o que é complicado de se obter num país tropical. Uma solução é coloca-lá em um local onde apanhe todo o sol apartir das duas e meia da tarde no inverno, com bastante vento, e protegida das chuvas que deram para aparecer em São Paulo nessa época. Você pode também apelar e colocar um cubo de gelo no vaso a noite.
São plantas que precisam de muita ventilação nas raízes, assim, vasos de barro furados com bastante argila expandida e algum substrato farão bem a planta. Cachepós de madeira também são ótima pedida.
Cuidado ao replantá-las, essas plantas sofrem e recusam-se a florir por anos após um replante. Escolha assim vasos grandes. (a minha está no vaso errado e agora não sei o que fazer).

Enraizador para orquídeas.


Acabo de testar o Cloridrato de Tiamina (Benerva) 300mg nas minhas orquídeas que estavam morrendo. São três plantas que ficaram praticamente sem raízes, porque o substrato estava muito úmido e essas apodreceram. Li em alguns blogs que esse produto ( a vitamina B1) é um enraizador eficiênte para a maior parte das plantas, pois funciona como um hormônio. Resolvi testar e quem sabe salvar as pobres:
As vítimas eram uma Coelogyne cristata, um hibrido não identificado e uma outra que ganhei e já veio "em dificuldades".

O procedimento foi:

1 - Troquei-as de vaso.

2- Usando 2 comprimidos de benerva macerados, diluídos em 1 litro de agua, produzi uma agua "batizada".

3 - Reguei as plantas com a água. (metade da garrafa).


Agora é esperar e ver se o enraizador vai funcionar e salvar as plantas.
Duas semanas depois...
Ainda não sei se funcionou. Reguei novamente essa semana com a mistura, pois choveu muito nos últimos dias.... ainda aguardando sinal de vida das "vítimas".